top of page

Nanette Blitz Konig

Para entender o que esta acontecendo veja essas postagens: Explicação: https://rumpeljr.wixsite.com/rumpel/single-post/2017/06/04/Explicando-a-situa%C3%A7%C3%A3o Miep Gies: https://rumpeljr.wixsite.com/rumpel/single-post/2017/06/09/Miep-Gie

Abaixo segue texto sobre Nanette, uma amiga de Anne, sobrevivente do Holocausto e alem de tudo uma guerreira (viva até os dias de hoje, no caso 04/08/2017 - 16:04)

Nanette Blitz Konig nasceu em 6 de abril de 1929, em Amsterdã, Holanda, filha de Martijn Willem Blitz e Helene Victoria Davids. Ela tinha um irmão mais velho chamado Bernard Martijn nascido em 1927. Também teve um irmão mais novo, Willem, nascido em 1932 e que faleceu em 1936. Sua família era de origem judia e seu pai trabalhava no Banco de Amsterdã. A partir de 1940, quando os soldados alemães chegaram a seu país. Foram cerca de três anos de apreensão até uma manhã de setembro de 1943, quando as batidas na porta anunciaram que chegara a vez deles. Eles sabiam que seriam levados a algum campo - se de extermínio ou de trabalho forçado não tinham ideia. E aí começa o fim da história dessa família (pai, mãe, uma menina de 14 anos, um menino de 16) de origem judaica, mas não muito religiosa, que seria exterminada, como tantas outras, pelo capricho de Hitler. No início de outubro de 1941, os alunos judeus tinham que frequentar escolas separadas e é nessa ocasião que Nanette torna-se colega de classe de Anne Frank, no Liceu Judaico.

Nanette não sabe como, mas aguentou firme até o final. Quando os ingleses libertaram Bergen-Belsen (em 15 de abril de 1945, aos 16 anos de Nanette), ela pesava 31 quilos.

Mas nada disso importou no reencontro em Bergen-Belsen. Anne, cheia de piolhos, nua e enrolada num cobertor, um esqueleto a poucas semanas de sua morte, deu um abraço emocionado na amiga. Elas conversaram, deram apoio uma à outra. Nanette não se lembra bem se o encontro anterior das duas tinha sido na festinha de 13 anos de Anne, quando ela ganhou o diário do pai e um broche dela, ou se foi na escola.

Essa guerreira escreveu Eu sobrevivi ao "Holocausto"

Texto de minha autoria

Fonte:

Colega e amgido de classe Pedro Lima Chaves

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/09/fui-salva-pela-indiferenca-diz-amiga-de-anne-frank-que-viveu-o-holocausto.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nanette_Blitz_Konig

Att. Rumpel


Posts Recentes
Me siga:
  • White Facebook Icon
  • TENTA
  • Branco Ícone Google+

Para contato profissional:

amdre_rocha_jr@hotmail.com

© 2017

Orgulhosamente criado pelo Rumpel, no wix.

Sua mensagem ja foi encaminhada para o senhor Rumpel! :3

Clique em um dos ícones abaixo, assim você poderá me conhecer melhor.

  • White Facebook Icon
  • TENTA
  • Branco Ícone Google+
bottom of page